O espaço pode sair do lugar-comum – basta transformá-lo em mais um ambiente de estar da casa

Uma paleta de cores neutra é uma tela em branco para a criatividade. Na lavanderia projetada pela designer de interiores Patrícia Ribeiro, o revestimento branco se mistura à madeira das prateleiras e ao trançado da palha dos cestos, criando um prato cheio de tons e texturas.

Objetos decorativos quebram a neutralidade do ambiente, como as esculturas em formato de cacto e os quadros nas paredes. “Não é porque é uma lavanderia que devemos deixá-la sem vida e sem charme. Devemos tratá-la da mesma forma que tratamos os outros ambientes, para que se torne um local agradável de fazer serviços domésticos e ainda componha bem com o restante da casa”, diz Patrícia.

(Flavio Russo//Lavanderia charmosa e nada básica/Abril Branded Content)

A bancada feita sob medida guarda um espaço perfeito para encaixar a nova lavadora Consul 13 kg, que economiza até 40% de água e sabão em pó* — até 600 reais por ano**. A luminária, feita com cano de PVC pintado de preto e pendentes simples, é um encanto à parte, bem pensada para quem quer dar vida ao espaço sem precisar fazer grandes mudanças de estrutura.

“A ideia foi trazer um item de decoração marcante para deixarmos este ambiente com a cara do resto da casa, sendo também planejado, decorado e agradável de estar”, explica a designer. Reproduzir o objeto em casa é fácil: escolha pendentes com acabamento resistente, peça ao eletricista para fazer as instalações por dentro do cano e, pronto, basta colocar no lugar!

(Flavio Russo//Lavanderia charmosa e nada básica/Abril Branded Content)

Sem medo da água

Quadros em áreas úmidas? Pode investir sem medo! A lavanderia, assim como a cozinha, é um ambiente que não sofre com o vapor da água quente, como acontece com o banheiro. Por isso, as obras penduradas nas paredes têm tudo para durar vários anos. “Aconselho optar por quadros com bom custo benefício e com materiais que permitem uma limpeza leve. Os que trazem a frente protegida por vidro são uma ótima opção”, sugere Patrícia.

(Flavio Russo/Abril Branded Content)

Escolha certa

É comum tentar economizar na hora de definir os materiais da lavanderia. O pensamento que vem à mente é: por que investir em um local onde as visitas não entram? Seguindo a tendência de espaços integrados, a lavanderia geralmente aparece colada à cozinha e, por isso, precisa ser olhada com mais atenção na decoração. Neste projeto, a designer optou por um tanque de metal que, além de higiênico e superprático, dá um ar sofisticado ao ambiente. E o melhor: sem gastar muito! “Hoje em dia já é bastante comum usar tanques de embutir. Vale a pena, pois não é um item caro e traz muitos benefícios além da estética”, completa Patrícia.

A designer Patrícia Ribeiro (Flavio Russo/Abril Branded Content)

Fonte: Revista Claudia

Resposta